
JULIANA TRINDADE
PROJETO "ARTE E CIDADANIA EM HELIÓPOLIS"
APRESENTAÇÃO
Este projeto visa à Formação de Jovens Artistas/Cidadãos por meio de aulas práticas e teóricas com o objetivo de Criação de um Espetáculo Teatral inspirado no texto O DIA EM QUE TÚLIO DESCOBRIU A ÁFRICA - Um Jovem Brasileiro Visita as Civilizações de Seus Antepassados - texto de RALF RICKLI adaptado por ele, que envolverá o conceito de Artes Integradas - Teatro, Dança, Música, Vídeo e Artes Plásticas, com elenco formado por jovens da comunidade de Heliópolis, mais dois atores convidados, sob Coordenação Artística de Egla Monteiro e Direção do espetáculo de Miguel Rocha e Egla Monteiro.
OBJETIVOS
O enfoque do trabalho será, além de artístico, também social e educativo. Conteúdos de cidadania serão a base de construção das relações a serem desenvolvidas pelo grupo durante
O período de desenvolvimento do projeto, a partir da mediação dos professores/orientadores/provocadores e demais profissionais envolvidos.
FASES DO PROJETO
1 - Formação de Jovens Artistas/Cidadãos - Fundamentos de Ética e Cidadania. Pesquisa histórica sobre a formação do povo brasileiro. Fundamentos do Teatro e sua função social. Fundamentos do corpo, da voz, do canto, da dança, do treinamento, da interpretação, da relação com outros atores, dos modos de pensar e criar o trabalho.
2 - Criação de Espetáculo Teatral (Artes Integradas) - Ao final da fase de formação será criado um espetáculo envolvendo teatro, dança, música, vídeo e artes plásticas que será inspirado no texto O DIA EM QUE TÚLIO DESCOBRIU A ÁFRICA - - um jovem brasileiro visita as civilizações de seus antepassado, de RALF RICKLI, espetáculo que nascerá a partir de um processo colaborativo de criação, onde todos os envolvidos participam ativamente, sob direção de MIGUEL ROCHA e EGLA MONTEIRO.
3 - Apresentação/Exibição do Espetáculo Teatral garantindo acesso gratuito para as comunidades carentes e preços populares para as demais populações.